592 – O Ataque dos Vermes Malditos (1990)

tremors_poster_01

Tremors

1990 / EUA / 96 min / Direção: Ron Underwood / Roteiro: S.S. Wilson, Brent Maddock / Produção: Brent Maddock, S. S. Wilson; Ellen Collent (Produtor Associado); Gale Anne Hurd (Produtora Executiva) / Elenco: Kevin Bacon, Fred Ward, Finn Carter, Michael Gross, Reba McEntire, Robert Jayne

 

Eita, que filme legal que é O Ataque dos Vermes Malditos! Acho impossível algum ser humano da face da terra, a não ser que seja muito ranzinza, pseudo intelectual ou aqueles cinéfilos que só gostem de Godard e Truffaut, não gostarem dessa gema do cinema B. E esse título incrível então que ele ganhou no Brasil, que a gente considera pacas?

Fato é que O Ataque dos Vermes Malditos é um daqueles clássicos sem precedentes dos anos 90, que arrebatou corações de toda a geração VHS e aqueles que assistiram as suas infinitas reprises na Sessão das Dez e no Cinema em Casa no SBT. E como Kevin Bacon é boa praça, né? Que Footloose, o quê! ESSE é o filme definitivo do ator!

O mais legal ainda é que O Ataque dos Vermes Malditos é um filme trash com grana, com seus 11 milhões de dólares de orçamento, com produção de um grande estúdio, no caso a Universal Pictures, mas é um trash, afinal. Trash com gabarito. São lesmas gigantes mutantes com tentáculos que saem de sua boca e se movimentam embaixo do solo para devorar pessoas no meio-oeste americano, poxa vida. E CHUPA DUNA!

Cabe aos vaqueiros perdedores Val (Bacon) e seu parceiro com quem decide tudo no “pedra-papel-tesoura”, Earl (Fred Ward), enfrentarem os terríveis graboids (algo como “agarroides” – sensacional é pouco!), junto da geóloga Rhonda LeBeck (Finn Carter) e os demais moradores da minúscula cidade de Perfection, localizada no meio do deserto dos EUA, incluindo aí um casal republicano fascinado por armas, guerras e táticas de sobrevivência, Burt (Michael Gross) e Heather Gummer (a cantora country Reba McEntire). Preste atenção no adesivo na traseira do jipe deles: “Free Afeganisthan”, lógico, que por conta da invasão russa durante a década de 80. Nenhum republicano armado até os dentes colocaria um adesivo desse no seu automóvel nos dias de hoje.

Bacon e sua turma

Bacon e sua turma

E é isso! Um misto de thriller de sobrevivência, trasheira, sci-fi, filme de monstro e humor “caipira” onde apesar do carisma da dupla de protagonistas e os coadjuvantes adoráveis, quem rouba a cena mesmo são os graboids. A trama do filme surgiu quando o roteirista S.S. Wilson trabalhava para o exército americano no deserto da Califórnia, e certo dia, descansando que nem um lagarto em uma pedra imaginou como seria se alguma criatura subterrânea o impedisse de sair de lá (cena que vemos no filme quando os três heróis estão cercados pelos vermes malditos e escapam saltando com vara de pedregulho em pedregulho).

Os graboids foram criados e desenvolvidos por Alec Gillis, que havia trabalhado anteriormente em Cocoon, no remake de Invasores de Marte de Tobe Hooper, na equipe de Stan Winston em Aliens – O Resgate, Deu a Louca nos Monstros e Leviathan e mais tarde, concorreria a dois Oscar® por Alien³ e Tropas Estelares. E vou dizer que o visual viscoso dos bichos gigantes (feitos de espuma e enterrados em valas no chão para dar seu aspecto gigante) com seus bicos triplos e tentáculos são dos mais interessantes, tudo utilizando animatrônicos e maquetes, nada de CGI. Ainda mais a nojeira quando um deles é atingido, cortado, baleado ou se espatifa nas rochas.

Aí beleza, O Ataque dos Vermes Malditos não foi um big hit quando lançado nos cinemas dos EUA, faturando apenas pouco mais de seu orçamento (16 milhões de dólares), mas tornou-se uma febre exatamente no mercado home video, tendo triplicado o valor arrecadado na bilheteria tanto em vendas quanto locação em VHS, DVD, Blu-Ray e hoje você o encontra até em VOD no próprio canal da Universal Pictures no Youtube, podendo assisti-lo na íntegra por R$ 3,90. Então obviamente, vieram as sequências. Eu sabia que uma ou outra havia sido lançada (que os graboids tinham até ganhado pernas), mas acabei descobrindo que já temos o QUINTO filme programado para sair em 2016 e até uma série de televisão de 2003 exibida no Sci-Fi Channel!!!

Kevin Bacon achou que fazer um filme sobre “vermes gigantes subterrâneos” era o sinal da decadência de sua carreira e até se queixou para sua esposa. Mal ele sabia o quanto O Ataque dos Vermes Malditos se tornaria adorado mundo afora. Afinal, vermes gigantes subterrâneos (e malditos) são nada menos que o máximo!

Agarroide

Agarroide

Serviço de utilidade pública:

O DVD de O Ataque dos Vermes Malditos está atualmente fora de catálogo.

Download: Torrent + legenda aqui.


Marcos Brolia
Marcos Brolia
Jornalista, editor e idealizador do 101HM, é fanático por filmes de terror (ah, vá!) desde que se conhece por gente, dos classudos aos mais bagaceiras. Adoraria ter um papo de boteco com H.P. Lovecraft e virar um shot toda vez que ele falasse a palavra “indizível”.

8 Comentários

  1. A parte que eu mais lembro desse filme é quando a Rhonda prende as pernas em arame farpado e tem que tirar a calça para escapar. Daí o Kevin Bacon vai passar remedinho nela só de blusa e calcinha e o Fred Ward (“Remo: Desarmado e Perigoso”) fica olhando p/ele com cara de “Hmmm… safadão! Hehehehehe!”

  2. Jaleel Barroso disse:

    Cara, se alguém me perguntar sobre Kevin Bacon, de primeiro eu só me lembro desse filme hehe … O filme é ótimo, o roteiro, a produção e principalmente quando aparece as Vermes Kaiju saindo debaixo da terra …

  3. Papa Emeritus disse:

    Classico da minha infância. Hehehehehehe.

  4. Celle disse:

    Amo esse filme. Assisti tantas vezes no SBT. Divertidíssimo.

  5. The Fox Demon disse:

    Esse é clássico d+

  6. […] 06 – O Ataque dos Vermes Malditos (1990) […]

  7. […] com o Entertainment Weekly, Kevin Bacon, que interpretou o vaqueiro Valentino McKee no clássico O Ataque dos Vermes Malditos, anunciou que irá estrelar e ser produtor executivo da nova série Tremors, produção da […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: