HQRROR #29 – The Belfry

Bem-vindo à selva!


Há muito não somos perturbados pela ideia do misterioso em nosso próprio planeta. Convictos de nossa condição superior, nós humanos, achamos já ter conquistado tudo aquilo que a luz do Sol toca. Mas e se ainda existir locais não explorados no mundo, onde sociedades de seres monstruosos habitam longe de nossos olhares? The Belfry irá trabalhar essa possibilidade.

A HQ contará sobre a queda de um avião em uma selva remota. Os sobreviventes do acidente se percebem distantes de toda e qualquer civilização tendo assim que seguir para o interior de uma densa floresta em busca de recursos ou alguma ajuda. Mal sabem eles que monstros morcegos gigantes os aguardam.

O roteiro escrito por Gabriel Hardman é muito simples e direto. Não existe aprofundamento psicológico das personagens e isso também não se faz necessário; há apenas uma ligeira pincelada para que seja mantida a coerência interna na narrativa e a manutenção da atenção do leitor. A rapidez com que os acontecimentos se desenrolam criam uma urgência na leitura da HQ e uma sensação de prazeroso espanto quando alcançamos a sua conclusão. Apesar de não haver nada de original na composição do roteiro, ele é um exemplo de como uma história repetida – clichê – pode se tornar extremamente interessante quando bem contada.

Belfry-2

As ilustrações de Hardman carregadas de inúmeras linhas dispostas nos quadros de forma quase esquizofrênica mobilizam o olhar para as formas que surgem a partir delas. A selva se mistura com os seres morcegos. Cabelos, olhos e movimentos são sobrepostos de modo claro mas intencionalmente desorganizado, carregando cada página com preenchimento espacial sufocante, permitindo uma máxima caracterização da atmosfera do quadrinho.

A composição dessa obra é elogio ao desenvolvimento de histórias. Os personagens, as reviravoltas e a conclusão nos mostram que é possível se fazer algo magnífico em um curtíssimo espaço (nesse caso, 32 páginas). The Belfry é uma obra que traz o visceral do horror seu roteiro. Já vimos tudo aquilo que a obra apresenta e ainda assim conseguimos sair de sua leitura nos sentindo satisfeitos. Em sua apresentação visual ela também não deixa nada a desejar. Seus traços sobrepostos colocam intensidade em todos momentos da trama, tornando-os gatilhos de ansiedade para aquele que deseja virar a página e encontrar no fim da história um alívio para a recém adquirida agonia.

The Belfry é uma excelente leitura para todos os fãs de quadrinhos. Ela dá uma revitalizada nas já ultra exploradas histórias de vampiros e nos surpreende em sua genial simplicidade.

Belfrey-03

Ficha técnica:

The Belfry – 2017

Roteiro: Gabriel Hardman

Arte: Gabriel Hardman

Editora Image Comics

 


Tauami de Paula
Tauami de Paula
Estudante de Letras e de Filosofia, esse apreciador do absurdo e do inexplicável sempre encontrou mais sentido na arte do que na vida. Sendo raramente visto fora de casa, passa os dias lendo, escrevendo e criando teorias sobre tudo aquilo que não entende.

1 Comentário

  1. Leandro 2112 disse:

    Também li esse material recentemente.

    Bem bacana e objetivo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *