Aqui vai um infernal feliz aniversário (adiantado) para Spawn – O Soldado do Inferno, que comemora 20 anos agora em 2017. Pois é, foi em 1997 que saído diretamente dos quadrinhos de Todd McFarlane para os cinemas, a película não cumpriu o que prometeu deixando muitos fãs decepcionados.
Spawn conta a história de Al Simmons, um agente da CIA que, depois de morto em uma armadilha criada pelo seu chefe, vai para o inferno e ganha poderes após negociar com o demônio Malebolgia, se tornando um soldado do capeta. O anti-herói revolta-se com os demônios, pois suas intenções eram boas (diz o ditado que de boas intenções o inferno tá cheio…) e passa a usar a maldade nele incrustada para defender sua amada esposa e vingar sua morte.
Bem, o filme não deixa isso nada claro. Então que tal um glossário de quem são e de onde vieram os personagens do filme?
Hellspawns: São soldados criados pelo demônio Malebolgia, a cada 50 anos, com a função de espalhar o terror pela terra, assassinando todo tipo de criminoso ou alma condenada a fim de aumentar o exército de satã para a batalha do Apocalipse. A armadura de Spawn não se trata somente de uma roupa com um visual “roquenrou”, mas sim de um simbionte que se une ao seu hospedeiro (o de Spawn é o K7-Leetha) e o acompanha para sempre.
Violador: É o mais velho e poderoso dos irmãos Flebíacos, cinco poderosos demônios que servem a vontade de Satã. Frequentemente ele se disfarça em um palhaço baixo e gordo, muito desbocado, fedorento e altamente ligado num sadomasoquismo depravado, e é inteiramente devotado ao seu chefe, Malebolgia. Um fato curioso ocorreu durante as gravações do filme: ator John Leguizamo que interpretou o vilão – sem dúvida nenhuma um dos pontos altos do filme – durante a cena em que devora uma pizza repleta de larvas, o ator comeu as larvas de verdade. Isso é o que podemos chamar de dedicação ao trabalho!
Cogliostro: Personagem criado por Neil Gaiman, retrata um velho sempre envolto em mistérios e com muitos conhecimentos sobre o Inferno e demônios. Este coadjuvante é na verdade Caim, filho de Adão, assassino de seu irmão Abel. Por ter sido o primeiro assassino da história, foi também o primeiro recrutado para ser um Spawn. Torna-se um aliado de Al Simmons e o ensina a controlar seus poderes infernais.
Geralmente um filme baseado em HQs e games tem uma puta trilha sonora e Spawn não deixa a desejar sem dúvida nenhuma. Rock e psicodelia se fundem perfeitamente. Em algumas músicas dá pra perceber a marcação do baixo perene juntamente com sons de synth e a voz gutural do vocal. Uma mistura que talvez não poderia dar certo, mas neste caso, VOILÁ! Tô quase indo pro bate cabeça!
O álbum foi lançado pela gravadora Sony/Epic Soundtrax. Tem 14 faixas de pura porradeira e a maioria das faixas são escritas, cantadas e produzidas por duplas de bandas e/ou cantores e/ou djs conhecidos. A presença da dupla Orbital, Marilyn Manson, Slayer e Metallica entre outros estão garantidas para os fanáticos por OST. Sem falar nas guitarras de Tom Morello (Rage Against Machine) conhecido pela mistura de metal, punk e hip-hop e de Kirk Hammet (Exodus e Metallica) eleito pela revista Rolling Stone como o décimo primeiro melhor guitarrista de Heavy Metal do mundo.
Enquanto a gente espera o tal remake que Todd McFarlane vem tentado produzir há tanto tempo, e que seja a altura do personagem, bora escutar essa trilha sonora digna do Capiroto!
al simmons • cogliostro • demônio • featured • HQ • image comics • inferno • malebolgia • OST • quadrinhos • soldado • Spawn • todd mcfarlane • trilha sonora • violador