TOPE NOVE – Serial Killers no cinema

O terror, em sua mais pura essência, é composto basicamente dos monstros. Sejam eles mortos-vivos, alienígenas, animais predadores, espíritos vingativos, vilões imbatíveis, não importa: boa parte dos nossos maiores temores no cinema são causados por aquilo que, inconscientemente, nos assusta mais. Acredito que por essa razão os filmes inspirados em assassinos em série façam tanto sucesso. A nossa curiosidade macabra fica ainda mais ouriçada quando sabemos que esses monstros podem estar vivendo uma vida comum, na casa ao lado da nossa. Por esse motivo, listei abaixo os NOVE filmes inspirados em serial killers reais.


9) Dahmer Vs. Gacy (2010)

Dahmer Vs. Gacy, 2010

Esse trash está na lista apenas pela zueira de seu enredo: imagine se dois dos mais mortais serial killers resolvessem se enfrentar? É o que acontece quando, num laboratório secreto do governo americano, cientistas tentam criar um assassino perfeito utilizando o DNA de ninguém menos que Jeffrey Dahmer e John Wayne Gacy. Só que algo dá muito errado e o Canibal de Milwaukee e o Palhaço Assassino saem às ruas para ‘relembrar’ os velhos tempos. Nonsense do começo ao fim.

 

Você já ouviu aquela do português?


8) Monster: Desejo Assassino (2003)

Monster, 2003

O filme conta a história de Aileen Wuornos, uma prostituta que se tornou uma das mais conhecidas female serial killers dos EUA. Wuornos, que matou cerca de seis homens e eventualmente foi condenada e executada, aqui é interpretada de forma magistral pela bela atriz Charlize Theron, que ficou irreconhecível graças à caracterização e maquiagem, e acabou lhe rendendo um Oscar de melhor atriz.

E tenho dito!


7) Ted Bundy (2002)

Ted Bundy

Já esse filme reconta a vida do carismático e igualmente violento psicopata desde o começo dos seus atos, quando Bundy era apenas um jovem estudante tentando ingressar numa faculdade de Direito. Bonito, charmoso e extremamente simpático, Bundy se aproveitou desses atributos para estuprar e assassinar um número incontável de garotas, e mesmo depois de preso e condenado, ainda atraiu uma legião de admiradoras que se correspondiam com ele.

Tem uma mosca na sua testa. Deixe que eu tiro…


6) Caçada ao Assassino BTK (2005)

The Hunt for the BTK Killer

Dennis Rader era a síntese de um verdadeiro homem de bem: bom marido, pai de dois filhos, funcionário público, chefe do grupo de escoteiros, líder religioso. No entanto, essa era apenas uma fachada que escondia sua verdadeira persona: o auto intitulado Assassino BTK (do termo Bind-Torture-Kill, ou em bom português “amarrar, torturar, matar”) que matou pelo menos 10 pessoas ao longo de quase vinte anos.

Bang! Cê tá morto!


5) Zodíaco (2007)

Zodiac

O Assassino do Zodíaco agiu nos EUA no final da década de 60 e é um dos poucos casos de crimes não solucionados que pode ser considerado oficialmente como “Crime Perfeito”, pois a falta de precisão do número de vítimas, bem como as cartas criptografadas que o assassino enviava para a polícia (algumas nem sequer foram decifradas) fizeram com o assassino nunca fosse identificado. O diretor David Fincher reuniu um elenco com nomes de peso como Mark Ruffalo, Robert Downey Jr e Jake Gyllenhaal para contar a história desse caso, que permanece aberto até os dias de hoje, sem solução.

Se você falou, tá falado!


4) Helter Skelter (2004)

Helter Skelter

Nesse filme criado diretamente para a TV americana, foi reconstituído um dos crimes mais marcantes e famosos do país: o Caso Tate-LaBianca, como ficou conhecido o assassinato da atriz Sharon Tate (grávida de oito meses na ocasião) e de mais quatro amigos que estavam hospedados em sua casa, bem como a morte de outro casal, Rosemary e Leno LaBianca, dias depois. Tudo isso foi obra do mentor intelectual Charles Manson, que influenciou e induziu um grupo de seguidores a cometer os crimes. Obrigatório para quem quiser conhecer mais sobre a Família Manson e suas ideias doentias.

Ó pai…


3) Cidadão X (1995)

Citizen X

No começo dos anos 80, vários corpos mutilados de crianças e jovens mulheres são encontrados, o que faz com que o médico legista Viktor Burakov acredite se tratar da obra de um serial killer e inicie uma investigação, mesmo indo contra as autoridades comunistas da época, que acreditavam que esse tipo de criminoso só agia em países capitalistas. Ele estava no encalço de ninguém menos que o Açougueiro de Rostov, Andrei Chikatilo, um prolífico assassino em série que estuprou, matou e até canibalizou cerca de 50 vítimas. O veterano Donald Sutherland interpreta um Coronel que decide ajudar Burakov nas investigações, e o elenco também conta com Max Von Sydow, o Padre Merrin de “O Exorcista”.

Shame on you!!!!!


2) Henry -Retrato de um Assassino (1986)

Henry: Portrait of a Serial Killer 

Considerado, sem exagero, um dos melhores sobre assassinos em série do cinema, esse filme conta a história de Henry Lee Lucas, que confessou ter envolvimento em cerca de 600 (!) crimes, envolvendo assassinatos, estupros, necrofilia e pedofilia. Diferente da maioria dos filmes do gênero, o foco aqui não é a investigação sobre o assassino, e sim, sobre a vida cotidiana de Henry, que divide um apartamento com seu ex-colega de prisão, Ottis Toole. Essa obra é um soco no estômago devido á sua frieza e brutalidade.

Falei que eu não queria uma CCE!


1) Psicose (1960)

Psycho

Ed Gein não chega a ser classificado como um serial killer, pois só teve envolvimento em duas mortes, mas ficou mundialmente conhecido por seu modo de vida, digamos, mórbido demais. Quando as autoridades o prenderam e invadiram sua fazenda, o choque maior ficou por conta dos troféus que ele mantinha em sua casa. Se você ainda não conhece a história de Gein (o que eu realmente acho difícil devido a sua grande e famigerada fama) recomendo que você leia um pouco sobre esse senhor que inspirou dezenas de personagens no gênero do horror, como Leatherface, Jame “Buffalo Bill” Gumb e Norman Bates, nesse clássico de Alfred Hitchcock que lidera o ranking de hoje e dispensa apresentações.

Puro osso!


Niia Silveira
Niia Silveira
Francesco Dellamorte em versão feminina, mas que já leu outros livros além da lista telefônica. Foi criada em locadoras e bibliotecas e se apegou ao universo do horror ainda pequena. Não cresceu muito em estatura de lá pra cá, mas sua paixão por sangue e desgraça aumenta a cada dia.

0 Comentários

  1. Pedro disse:

    Olha, não vi nenhum desses filmes ai, agora vou procura-los na net . Se alguém souber algum lugar que eu posso ver sem baixar e sem pagar (com exceção de psicose porque esse ai da pra ver no youtube) me avise por favor.

  2. oscar_b disse:

    Um filme que me lembrou bastante o “Cidadão X” e que poderia estar na lista é o Coreano “Memórias de um Assassino”, filme muito bom que retrata as dificuldades da polícia coreana capturar o primeiro serial killer (acho que ele não tem nome/apelido no filme) do país na década de 80.

  3. Weslley Tresdê disse:

    Um filme que poderia muito bem figurar nas primeiras posições dessa lista é Aconteceu Perto de Sua Casa. Um falso-documentário francês que segue a rotina de um serial killer metido a intelectual.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: