TOPE NOVE – Filmes para se assistir antes (ou depois) de Invocação do Mal 2

Invocação do Mal 2 é, sem sombra de dúvida, o filme mais esperado deste ano – pelo menos para a grande massa do terror. A sequência do grande sucesso homônimo de 2013, que terá mais uma vez James Wan na direção, levará o casal Lorraine e Ed Wareen até a Inglaterra, onde eles ajudarão a família Hodgson contra uma força maligna que os tem assombrado.

O filme é inspirado em um caso sobrenatural supostamente real, que ocorreu em Enfiled, na Inglaterra, no final dos anos 70. Se você acredita ou não, daí é contigo! Mas para prepará-lo para esta estreia, segue um TOPE NOVE de filmes (+ uma minissérie) que inspiraram o subgênero “Casa Mal-Assombrada” e o próprio James Wan.

P.S. Não esqueçam de rever Invocação do Mal, Annabelle e Sobrenatural também.


9 – O Sexto Sentido (1999)

A conversa entre Norma Bates Lorraine Warren e a menina Janet no trailer de Invocação do Mal 2 é muito parecido com a que acontece em O Sexto Sentido – então talvez filme seja uma boa opção por abordar sobre histórias de fantasmas muito diferentes e a forma como crianças se comunicam com eles.

Eu já sei, Cole… Eu já sei…


8 – The Enfield Haunting  (2015)

The Enfield Haunting é uma minissérie, dirigida por Kristoffer Nyholm, de três episódios inspirada no livro “This House is Haunted: The Investigation of the Enfield Poltergeist”, escrito por Guy Lyon Playfair. O livro é um apanhado dos acontecimentos que ocorreram no local e segundo o autor, ele pesquisou profundamente o caso sobrenatural. A série não mostra os Warrens, (que na real não tiveram participação efetiva no caso), mas traz alguns pontos vindos de perspectivas distintas de James Wan. A minissérie foi bem recebida pela crítica, mas, aparentemente, ignorada pelo público em geral.

O ataque da cômoda assassina!


7 – Os Outros (2001)

Seguindo o sucesso do mind-blowing O Sexto Sentido, veio Os Outros, pelas mãos do diretor espanhol Alejandro Amenabár. É um filme com uma tremenda reviravolta, que infelizmente foi ofuscado pela grande e popular obra de Shyamalan. O longa se aproxima de Invocação do Mal em algumas formas: Em ambos os casos temos obras históricas falando de famílias assombradas por fantasmas; em ambos os casos temos protagonistas cativantes e as duas histórias possuem uma atmosfera nebulosa e uma fotografia maravilhosa.

♪ Quando o sol bater na janela do seu quarto ♫


6 – The Babadook (2014)

Na busca em trazer algum sangue novo para as veias dessa lista, The Babadook parece ser uma escolha óbvia. Uma mãe e seu filho são assombrados em sua casa por uma figura sinistra. Os Warrens estão em outro lugar, do outro lado do planeta, então eles terão que se virar sozinhos. O filme tem uma ambientação sombria, muito parecida com a vista no trailer de Invocação do Mal 2, e com certeza te ajudará a entrar no clima do novo horror de Wan.

Só observando…


5 – Intermediário do Diabo / A Troca (1980)

Intermediário do Diabo ou A Troca – não confundir com o thriller dramático de Angelina Jolie – é outro clássico do horror, sendo considerado como muito influente e respeitado pela comunidade dos fãs do gênero. Visto como uma possível inspiração para Os Outros de Alejandro Amenabar e para A Colina Escarlate de Gillermo Del Toro, esse filme provavelmente teve uma grande influência para James Wan em Sobrenatural também.

Espíritos zombeteiros


4 – Desafio do Além (1963)

Esse clássico atemporal é considerado um dos melhores filmes de horror de todos os tempos – pergunte ao Martin Scorsese! Foi uma das maiores influências para todo o horror nos anos 60 e deve ser visto imediatamente por todos os fãs do gênero, especialmente aqueles que tem interesse em pesquisas paranormais e casas assombradas.

Eleanor através do espelho


 3 – Terror em Amityville (1979)

É possível falar de famílias sendo assombradas sem mencionar a casa de Amityville? Eu acho que não! Amityville é uma das mais longas franquias ainda em atividade na história do cinema. Existem nove filmes oficiais, incluído o remake, cinco filmes não oficiais e mais DOIS filmes agendados para os próximos anos. Você não precisa assistir todos eles, você vai ficar numa boa vendo apenas o original. Vale lembrar que Invocação do Mal 2 também abordará em seu prólogo um pouquinho a relação dos Warren com a casa que eles visitaram.

Um banho vai bem, seu padre!


2- O Enigma do Mal (1982)

Esse aterrorizante filme dos anos 80 é uma das maiores influências da carreira de James Wan. As similaridades entre esse e os últimos filmes do diretor malaio são facilmente percebidas: os temas, a estrutura narrativa, os terceiros atos e até mesmo o elenco já que Babara Hershey, que está no primeiro e segundo Sobrenatural. Ainda não está convencido? James Wan está atualmente envolvido na produção de um remale de O Enigma do Mal. Tá bom ou quer mais?

Contra a cultura do estupro fantasmagórica!


1 – Poltergeist – O Fenômeno (1982)

Como falar de espíritos sem falar de Poltergeist? Sendo talvez a referência suprema quando se trata de manifestações do próprio mal que assombram famílias, o filme dirigido por Steven Spielberg Tobe Hooper praticamente fixou os mitos do fantasma brincalhão em filmes. Pode ser datado e até infantilóide, mas é um clássico e certeza que Wan bebe, e muito, nessa fonte.

Isso sim é TV 3D!


Daniel Rodriguez
Daniel Rodriguez
Fã de horror em suas diferentes formas, principalmente cinematográfica. Incapaz de adentrar igrejas, pelo risco de combustão espontânea, dedica sua vida pagã a ensinar inglês, escrever sobre o gênero e, mais recentemente, fazer seus próprios filmes.

1 Comentário

  1. Cabeção disse:

    Entity e The Changeling são meus preferidos da lista. Dois filmaços!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: